E-mail: contato@andaimesvendalocacao.com.br

Andaimes são equipamentos que a construção civil utiliza com muita frequência, em diversos ramos e serviços que exijam altura para serem executados. São utilizados para pinturas, reformas e diversos outros tipos de atividades e obras para que o operador do serviço possa trabalhar com proteção. Possui uma montagem normalmente fácil, mas que requer habilidade e conhecimento para que a segurança do trabalhador não seja colocada em risco.

A locação de andaimes permite que o cliente tenha a sua disposição o equipamento que desejar pelo tempo de for necessário. De forma simples e prática o serviço oferece sempre equipamentos em perfeitas condições de uso que serão capazes de atender toda e qualquer exigência que uma obra tiver.

Existem no mercado diversos tipos de andaimes, cada um com suas características especificas e que se destinam a determinados tipos de obras. O modelo de andaime para aluguel a ser escolhido sempre dependerá da necessidade da obra que está sendo realizada, por esse motivo é importante conhecer as características de cada modelo de andaime para que a escolha seja correta e adequada.

Locar Andaimes Fachadeiros

A locação de andaimes fachadeiros é muito comum. Eles costumam ser utilizados para execução de diversos tipos de serviços, como manutenção de fachadas em edifícios, acabamentos, pinturas entre outros. Possui diversas vantagens, dentre elas o fato de permitir que vários operários trabalhem ao mesmo tempo, pois as plataformas conseguem atender toda a extensão da fachada, em vários níveis.

Basicamente existem dois modelos de andaimes fachadeiros a disposição no mercado:

‣ Andaime Fachadeiro Modular: modelo mais comum e utilizado nas obras.
‣ Andaime Fachadeiro Multidirecional: muito usual, pode ser utilizado em diversos ângulos, por possibilitar sua montagem em fachadas irregulares.

Os andaimes são montados em módulos e seu processo de montagem deve seguir os requisitos de segurança dispostos na NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Outro ponto importante é que antes de ser montado, um andaime deve ter um projeto regulamentado por uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Todos os profissionais que trabalharem com o equipamento deverão ser qualificados e treinados especificamente para o modelo de andaime o qual irão utilizar. Essas normas devem ser respeitadas, devidamente cumpridas e verificadas no momento da contratação de uma locação. A empresa que colocar um andaime para locação deverá cumprir toda e qualquer norma regulamentadora, sem exceção.

O transporte, bem como a montagem do andaime, deve ser acordado antes do fechamento do contrato de locação. A locadora sendo a responsável pelo deslocamento entregará o equipamento no endereço informado na solicitação de entrega, junto com a nota fiscal. O cliente deverá verificar a listagem de peças que for entregue junto com o andaime para ver se está de acordo com o informado no contrato e com o que foi entregue. Havendo alguma divergência deve-se resolver imediatamente.

Também existe a opção de contratar o frete separadamente, mas um cuidado especial deve ser tomado: verificar todas as peças que estão sendo transportadas ao saírem da locadora e quando forem entregues na obra. Essa verificação é indispensável para se evitar problemas futuros. O cuidado com o armazenamento e manuseio das peças do equipamento será de responsabilidade do cliente e multas (estipuladas em contrato) poderão ser cobradas caso ocorram danos por mau uso.

Montagem e uso de andaimes fachadeiros

Andaimes para locação geralmente incluem o serviço de montagem e desmontagem, através da prestação de serviço de um técnico capacitado para execução da tarefa. A montagem é simples, mas deve ser planejada e cercada de cuidados para que a segurança dos operários seja garantida, isso é muito importante.

Alguns pontos devem ser considerados, iniciando pela verificação das condições do terreno onde o andaime será montado e instalado. O estado do terreno irá definir o tipo de sapata que será utilizada, como por exemplo, o uso de sapatas ajustáveis para fazer o nivelamento das plataformas em terrenos irregulares. Já quando não houver firmeza suficiente no terreno, que seja adequada ao peso das cargas que serão recebidas, deve-se fixar pranchões de madeira às sapatas para que a concentração de peso seja reduzida.

A fixação do andaime é de extrema importância e deve ser feita prendendo sua estrutura na fachada através do uso de cabos de aço. Para garantir a segurança e não comprometer a estabilidade do equipamento são necessárias telas de proteção de material resistente e durável que preencha toda a extensão do andaime. Se possível, é recomendado que as telas sejam presas na estrutura da obra, para garantir que o equipamento fique estável.

É extremamente importante seguir rigorosamente as especificações do fabricante em relação ao máximo de carga permitida, além de se evitar a concentração de peso, distribuindo as cargas de maneira uniforme por todas as plataformas. O uso de equipamentos de proteção individuais, como o cinto de segurança, por exemplo, é obrigatório e indispensável. Esses cuidados são essenciais para que acidentes sejam evitados e o trabalho seja seguro.

Caso não seja essa sua necessidade, veja também o Aluguel de Andaime Multidirecional

Alugar Andaime
Aluguel de andaimes SP
Andaime Multidirecional
Andaimes Locação
Andaimes para Alugar
Locação de Andaimes Preço
Locação de Andaimes SP